domingo, 3 de junho de 2018

Exercite - gramática

Vamos treinar?


 Responda às questões propostas.

01 ( IFSC 2011) Assinale a única alternativa na qual está correta a concordância verbal, segundo a norma padrão da língua portuguesa.
a) Aconteceu alguns fatos muito estranhos no ano passado.
b) Nem faziam dois meses que ela se fora.
c) A retirada das tropas levariam algum tempo ainda.
d) Foi conseguido muitas doações para os desabrigados.
e) Se houvesse interessados, ele venderia o barco.

02 (UNIFESP 2005) Senhor feudal
Se Pedro Segundo
Vier aqui
Com história
Eu boto ele na cadeia.               (Oswald de Andrade)

De acordo com a norma padrão, o último verso assumiria a seguinte forma:
a) Eu boto-lhe na cadeia.
b) Boto-no na cadeia.
c) Eu o boto na cadeia.
d) Eu lhe boto na cadeia.
e) Lhe boto na cadeia.

03 (PUC-PR 2003) Assinale a alternativa em que o pronome colocado entre parênteses NÃO preenche corretamente as lacunas.
a) O mal-entendido ____ aborreceu demais. (os)
b) Não fiquem preocupados: nós ____ ajudaremos. (lhes)
c) Na verdade, em muito pouco _____ ajudaríamos. (as)
d) Admiro ____ a dedicação para com o irmão. (lhe)
e) Posso dizer que ainda não ____ conheço bem. (a)

04 (Espcex 2014) Assinale a alternativa em que a palavra bastante(s) está empregada corretamente, de acordo com a norma culta da Língua.
a) Os rapazes eram bastantes fortes e carregaram a caixa.
b) Há provas bastante para condenar o réu.
c) Havia alunos bastantes para completar duas salas.
d) Temos tido bastante motivos para confiar no chefe.
e) Todos os professores estavam bastantes confiantes.

05 (CPS 2010)  Considere o texto a seguir que nos informa sobre a continuidade do trabalho desempenhado por esses grupos.
Os alunos dessa sala, após os devidos esclarecimentos feitos pela professora, resolveram transformar o que estudaram em dicas ecopráticas e publicar essas dicas ecopráticas no portal da escola. Para isso, redigiram um manual explicativo e digitaram esse manual explicativo, acrescentando ilustrações dos próprios colegas.

A repetição dos termos, que estão em destaque no texto, pode ser evitada pelo emprego adequado dos pronomes. Assinale a alternativa em que isso ocorre.
a) publicar-lhes ... o digitaram
b) publicar-lhes ... lhe digitaram
c) publicá-las ... o digitaram
d) publicar-las ... lhe digitaram
e) publicá-las ... digitaram-o

06 (CPS 2007) Leia as orientações que uma empresa, preocupada com o meio ambiente, passou aos seus funcionários.
- Avalie se é mesmo necessário imprimir algo que já está gravado em seu computador.
- Utilize melhor as folhas, NÃO JOGUE AS FOLHAS FORA e aproveite o verso para fazer anotações e rascunhos.
- Retire seu nome do 'mailing' de empresas que não interessam.
- Leve os papéis já aproveitados para nosso posto de coleta seletiva.

Assinale a alternativa em que o trecho, em destaque, está reescrito de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.
a) ... não jogue-as fora...
b) ... não as jogue fora...
c) ... não jogue elas fora...
d) ... não jogue-lhes fora...
e) ... não lhes jogue fora...

07 (UERJ 2000) MANIFESTO DA POESIA PAU-BRASIL (fragmento)

Lançado por Oswald de Andrade, no CORREIO DA MANHÃ, em 18 de março de 1924.

1    Houve um fenômeno de democratização estética nas cinco partes sábias do mundo. Instituíra-se o naturalismo. Copiar. Quadro de carneiros que não fosse lã mesmo não prestava. A interpretação do dicionário oral das Escolas de Belas-Artes queria dizer reproduzir igualzinho... Veio a pirogravura. As meninas de todos os lares ficaram artistas. Apareceu a máquina fotográfica. E com todas as prerrogativas do cabelo grande, da caspa e da misteriosa genialidade de olho virado - o artista fotógrafo.
2    Na música, o piano invadiu as saletas nuas, de folhinha na parede. Todas as meninas ficaram pianistas. Surgiu piano de manivela, o piano de patas. A Playela. E a ironia eslava compôs para a Playela. Stravinski.
3    A estatuária andou atrás. As procissões saíram novinhas das fábricas.
4    Só não se inventou uma máquina de fazer versos - já havia o poeta parnasiano.
(...)
5    Nossa época anuncia a volta ao sentido puro.
6    Um quadro são linhas e cores. A estatuária são volumes sob a luz.

7    A poesia Pau-Brasil é uma sala de jantar domingueira, com passarinhos cantando na mata resumida das gaiolas, um sujeito magro compondo uma valsa para flauta e a Maricota lendo o jornal. No jornal anda todo o presente.
(apud TELES, Gilberto M. Vanguarda Europeia e Modernismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1977.) 

"SÓ NÃO SE INVENTOU UMA MÁQUINA DE FAZER VERSOS - JÁ HAVIA O POETA PARNASIANO." (par. 1) Nesse trecho a opção pelo emprego do travessão evita a utilização explícita de um conectivo entre as duas orações. Mantidos o sentido original e a coerência textual, o autor poderia ter optado pelo uso da seguinte conjunção:
a) pois
b) quando
c) entretanto
d) se bem que
e) mas

08 (UERJ 2014 - adaptada  ) A namorada
Havia um muro alto entre nossas casas.
1 Difícil de mandar recado para ela.
Não havia e-mail.
20 pai era uma onça.
A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por um cordão
E pinchava a pedra no quintal da casa dela.
[...]
Manoel de Barros. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.

Difícil de mandar recado para ela.
Não havia e-maiI.
O pai era uma onça. (ref. 1)


O primeiro verso estabelece mesma relação de sentido com cada um dos dois outros versos. Um conectivo que expressa essa relação é:
a) porém
b) porque
c) embora
d) portanto
e) logo

09 (MACKENZIE) Assinale o período em que a oração destacada exerce a função de complemento nominal.
a) Estou certa de que você nunca me compreenderá.
b) Nunca precisei de que você defendesse os meus interesses.
c) De tanto gritar, você acabará rouca.
d) Informei-a de que já conquistei novas amizades.
e) Lembre-se de que, com esse gênio, você ficará sozinha.

10 (ENEM 2016) Da corrida de submarino à festa de aniversário no trem
Leitores fazem sugestões para o Museu das Invenções Cariocas
“Falar ‘caraca!’ a cada surpresa ou acontecimento que vemos, bons ou ruins, é invenção do carioca, como também o ‘vacilão’.”
“Cariocas inventam um vocabulário próprio”. “Dizer ‘merrmão’ e ‘é merrmo’ para um amigo pode até doer um pouco no ouvido, mas é tipicamente carioca.”
“Pedir um ‘choro’ ao garçom é invenção carioca.”
“Chamar um quase desconhecido de ‘querido’ é um carinho inventado pelo carioca para tratar bem quem ainda não se conhece direito.”
“O ‘ele é um querido’ é uma forma mais feminina de elogiar quem já é conhecido.”

SANTOS, J. F. Disponível em: www.oglobo.globo.com. Acesso em: 6 mar. 2013 (adaptado).

Entre as sugestões apresentadas para o Museu das Invenções Cariocas, destaca-se o variado repertório linguístico empregado pelos falantes cariocas nas diferentes situações específicas de uso social. A respeito desse repertório, atesta-se o (a)
a) desobediência à norma-padrão, requerida em ambientes urbanos.
b) inadequação linguística das expressões cariocas às situações sociais apresentadas.
c) reconhecimento da variação linguística, segundo o grau de escolaridade dos falantes.
d) identificação de usos linguísticos próprios da tradição cultural carioca.
e) variabilidade no linguajar carioca em razão da faixa etária dos falantes.

                                      OBS: Questões de vestibulares realizados por diversas instituições - crédito indicado no início de cada questão.



55 comentários:

  1. 1 A
    2 D
    3 B
    4 C
    5 C
    6 B
    7 A
    8 B
    9 A
    10 C ALUNA:Emilly Vitoria Turma:302

    ResponderExcluir
  2. 1-a
    2-d
    3-e
    4-d
    5-c
    6-b
    7-a
    8-b
    9-b
    10-a
    Aluna:MAriana Regina:turma:300

    ResponderExcluir
  3. Miquele Fernanda 301
    1A
    2A
    3E
    4A
    5C
    6C
    7B
    8A
    9B
    10A

    ResponderExcluir
  4. Samira santos 300
    1A
    2D
    3E
    4A
    5C
    6B
    7A
    8A
    9B
    10A

    ResponderExcluir
  5. 1-E
    2-E
    3-B
    4-C
    5-C
    6-B
    7-D
    8-C
    9-B
    10-A
    Willamy Freitas
    T-302

    ResponderExcluir
  6. 1-A
    2-D
    3-B
    4-C
    5-C
    6-B
    7-B
    8-B
    9-A
    ALUNO :RAFAEL NUNES VIDAL 302

    ResponderExcluir
  7. 1A
    2D
    3E
    4A
    5C
    6B
    7A
    8A
    9B
    10A
    Raphysa Silva de Carvalho

    ResponderExcluir
  8. 1A
    2D
    3E
    4A
    5C
    6B
    7A
    8A
    9B
    10A
    Flávio Henrique Gomes Junior turma:302

    ResponderExcluir
  9. 1)A
    2)D
    3)B
    4)C
    5)C
    6)B
    7)A
    8)A
    9)B
    10)D

    Aluna: Sara Mendonça Da Silva ❤
    Turma:302

    ResponderExcluir
  10. 1) A
    2) D
    3) E
    4) C
    5) C
    6) B
    7) A
    8) A
    9) B
    10) A

    Aluna = Maria Luiza Mendes
    Turma = 302

    ResponderExcluir

  11. 1A
    2D
    3E
    4A
    5C
    6B
    7A
    8A
    9B
    10A
    Thaynná Pestana Nunes
    302

    ResponderExcluir
  12. 01-A
    02-D
    03-E
    04-A
    05-C
    06-B
    07-A
    08-A
    09-B
    10-A
    Naylla Rolim turma 302

    ResponderExcluir
  13. 1-A
    2-D
    3-E
    4-A
    5-C
    6-B
    7-A
    8-A
    9-B
    10-A
    aluna; Ludimyla Furtado-301

    ResponderExcluir
  14. 1)A
    2)D
    3)A
    4)D
    5)c
    6)A
    7)A
    8)b
    9)b
    10)A
    Rhana
    302

    ResponderExcluir
  15. 1- A
    2- D
    3- E
    4- A
    5- C
    6- B
    7- A
    8- A
    9- B
    10- A
    Aluno: Gabriel Turma: 301 ok!

    ResponderExcluir
  16. 1-A
    2-D
    3-A
    4-A
    5-C
    6-B
    7-A
    8-B
    9-A
    10-A
    Aluno: Wesley Marlei
    Turma: 302

    ResponderExcluir
  17. 1-A
    2-D
    3-E
    4-A
    5-C
    6-B
    7-A
    8-A
    9-B
    10-A
    NOME:MIRIÃ LIMA
    T-301

    ResponderExcluir
  18. 1-A
    2-C
    3-E
    4-A
    5-C
    6-B
    7-A
    8-A
    9-B
    10-D

    Aluna:Julyana Nayla
    t- 301

    ResponderExcluir
  19. 1-A
    2-C
    3-E
    4-A
    5-C
    6-B
    7-A
    8-A
    9-B
    10-D

    Aluna:Julyana Nayla
    t- 301

    ResponderExcluir
  20. 1A
    2A
    3E
    4A
    5C
    6B
    7A
    8A
    9B
    10A
    ALUNO: MARCOS DA SILVA CALDAS TERMA 301

    ResponderExcluir
  21. 1- A
    2- D
    3- E
    4- A
    5- C
    6- B
    7- A
    8- A
    9- B
    10- A
    Aluno:Edson T:301

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. 1-A
    2-D
    3-E
    4-A
    5-C
    6-B
    7-A
    8-B
    9-B
    10-A
    Aluno:Alan newton
    Turma:301

    ResponderExcluir
  24. 1- A
    2-A
    3-C
    4-D
    5-E
    6-A
    7-A
    8-A
    9-B
    10-D

    ALUNA: Sara Bianca Vieira Pestana
    SALA: 302

    ResponderExcluir
  25. 1)A
    2)D
    3)B
    4)C
    5)C
    6)A
    7)C
    8)A
    9)B
    10)A

    TURMA:301

    ResponderExcluir
  26. Aluno: Luis Guilherme. N: 27. T:301.
    1A
    2D
    3E
    4A
    5C
    6B
    7A
    8A
    9B
    10A

    ResponderExcluir
  27. 1-A
    2-C
    3-E
    4-A
    5-C
    6-B
    7-A
    8-A
    9-B
    10-D

    ResponderExcluir
  28. 1-A
    2-C
    3-E
    4-A
    5-C
    6-B
    7-A
    8-A
    9-B
    10-D

    ResponderExcluir
  29. 1-A
    2-C
    3-E
    4-A
    5-C
    6-B
    7-A
    8-A
    9-B
    10-D

    ResponderExcluir
  30. 1-A
    2-C
    3-B
    4-C
    5-C
    6-B
    7-A
    8-A
    9-C
    10-C
    TURMA:301

    ResponderExcluir
  31. Nome: Marcos Alexandre.
    Turma:301 N:29.

    1)A
    2)A
    3)E
    4)A
    5)C
    6)B
    7)A
    8)A
    9)B
    10)A

    ResponderExcluir
  32. 1-A
    2-A
    3-E
    4-A
    5-C
    6-B
    7-A
    8-A
    9-B
    10-A

    JUCILEIDE BARROS CUNHA 301

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. 1A
    2A
    3E
    4A
    5C
    6B
    7A
    8A
    9B
    10A

    LETICICA AVELAR 301

    ResponderExcluir
  35. 1)A
    2)D
    3)B
    4)C
    5)C
    6)B
    7)A
    8)B
    9)A
    10)C
    ALUNA:SARAH KETELLEN SOUSA RIBEIRO
    TURMA: 302

    ResponderExcluir
  36. 1.D
    2.D
    3.C
    4.E
    5.D
    6.B
    7.A
    8.D
    9.E
    10.C
    PEDRO LUCAS BARBOSA TURMA: 302

    ResponderExcluir
  37. Misael caldas
    1.A
    2.D
    3.E
    4.C
    5.C
    6.B
    7.A
    8.A
    9.A
    10.C

    ResponderExcluir
  38. 1. A
    2. D
    3. D
    4. C
    5. C
    6. A
    7. A
    8. A
    9. B
    10. D
    Bianca Santos. Turma: 301

    ResponderExcluir
  39. 1- A
    2- D
    3- E
    4- A
    5- C
    6- B
    7- A
    8- A
    9- B
    10- A
    Nome: Jonatas turma 301 n:20

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. 1 A
    2 D
    3 D
    4 C
    5 C
    6 A
    7 A
    8 A
    9 C
    10 D
    ALUNO: Pedro Lucas Feitoza de Almeida
    TURMA:302

    ResponderExcluir
  42. 1-A
    2-D
    3-E
    4-A
    5-C
    6-B
    7-A
    8-A
    9-B
    10-A

    GABRIEL EMMANUEL DA 302

    ResponderExcluir
  43. 1-A
    2-D
    3-E
    4-A
    5-C
    6-B
    7-A
    8-A
    9-B
    10-D
    Samyra Mendes, 300

    ResponderExcluir
  44. 1- A
    2- D
    3- E
    4- A
    5- C
    6- B
    7- A
    8- A
    9- B
    10- A
    Aluna: Sara Victoria Turma:301

    ResponderExcluir

  45. Caríssim@s, parabéns pelo empenho em responder às questões propostas.

    ResponderExcluir