domingo, 3 de junho de 2018

Exercite - Literatura

Vamos treinar? - Responda às questões propostas sobre o Modernismo.



01 (ENEM 2006 ) NAMORADOS
O rapaz chegou-se para junto da moça e disse:
-Antônia, ainda não me acostumei com o seu corpo, com sua cara.
A moça olhou de lado e esperou.
-Você não sabe quando a gente é criança e de repente vê uma lagarta listrada?
A moça se lembrava:
-A gente fica olhando...
A meninice brincou de novo nos olhos dela.
O rapaz prosseguiu com muita doçura:
-Antônia, você parece uma lagarta listrada.
A moça arregalou os olhos, fez exclamações.
O rapaz concluiu:
-Antônia, você é engraçada! Você parece louca.
Manuel Bandeira. Poesia completa 8. prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985.
No poema de Bandeira, importante representante da poesia modernista, destaca-se como característica da escola literária dessa época
a) a reiteração de palavras como recurso de construção de rimas ricas.
b) a utilização expressiva da linguagem falada em situações do cotidiano.
c) a criativa simetria de versos para reproduzir o ritmo do tema abordado.
d) a escolha do tema do amor romântico, caracterizador do estilo literário dessa época.
e) o recurso ao diálogo, gênero discursivo típico do Realismo.

02 (ENEM 2010) Após estudar na Europa, Anita Malfatti retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura nacional do início do século XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras criticas de Monteiro Lobato. Com a intenção de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros artistas modernistas

a) buscaram libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as cores, a originalidade e os temas nacionais.
b) defenderam a liberdade limitada de uso da cor, até então utilizada de forma irrestrita, afetando a criação artística nacional.
c) representaram a ideia de que a arte deveria copiar fielmente a natureza, tendo como finalidade a pratica educativa.
d) mantiveram de forma fiel a realidade nas figuras retratadas, defendendo uma liberdade artística ligada a tradição acadêmica.
e) buscaram a liberdade na composição de suas figuras, respeitando limites de temas abordados.

03 (PUC-RS 2010) Leia o trecho Memórias sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade.

"A costa brasileira depois de um pulo de farol sumiu como um peixe. O mar era um oleado azul. O sol afogado queimava arranha-céus de nuvens. Dois pontos sujaram o horizonte faiscando longínquos bons dias sem tio. Os olhos hipócritas dos viajantes andavam longe dos livros - agora polichinelos sentados nas cadeiras vazias."
A aproximação do texto literário à prosa cinematográfica, caracterizada pela permite afirmar que o fragmento acima, de autoria de Oswald de Andrade, enquadra-se na estética
a) simultaneidade de imagens / modernista.
b) exaltação de objetos / romântica.
c) presença da ironia / realista.
d) idealização da paisagem / pós-moderna.
e) exploração do local / simbolista.

04 (FGV 2005)  Ao retornar da Europa, em 1912, entusiasmado com as ideias do _________ em especial naquilo que se refere a Arte e à Literatura, _______ passa a preconizar que ambas devem adequar-se a era da velocidade das locomotivas, dos aeroplanos, dos automóveis, à era das máquinas, enfim, ao desenvolvimento tecnológico e que, para isso, era necessário romper com o passado, com a tradição. Mais tarde, entra em contato com outras propostas vanguardistas europeias, de que surgirão outros movimentos por ele liderados, como o Movimento ________.

Preenche corretamente as lacunas a alternativa:
a) Dadaísmo - Plínio Salgado - Verde-amarelo.
b) Concretismo - Manuel Bandeira - Regionalista.
c) Futurismo - Oswald de Andrade - Antropofágico.
d) Cubismo - Ronald de Carvalho - Construtivista.
e) Surrealismo - Mário de Andrade - Nativista.

05 (UNIFESP 2005)
SENHOR FEUDAL

Se Pedro Segundo
Vier aqui
Com história
Eu boto ele na cadeia.
(Oswald de Andrade)

Considere as seguintes características do Modernismo brasileiro:

I. busca de uma língua brasileira;
II. versos livres;
III. ironia e humor.

Nos versos de Oswald de Andrade,

a) apenas I está presente.
b) apenas III está presente.
c) apenas I e II estão presentes.
d) apenas I e III estão presentes.
e) I. II e III estão presentes.

06 (ENEM 2016)
O bonde abre a viagem,
No banco ninguém,
Estou só, stou sem.
Depois sobe um homem,
No banco sentou,
Companheiro vou.
O bonde está cheio,
De novo porém
Não sou mais ninguém.

ANDRADE, M. Poesias completas. Belo Horizonte: Vila Rica, 1993.

O desenvolvimento das grandes cidades e a consequente concentração populacional nos centros urbanos geraram mudanças importantes no comportamento dos indivíduos em sociedade. No poema de Mário de Andrade, publicado na década de 1940, a vida na metrópole aparece representada pela contraposição entre
a) a solidão e a multidão.
b) a carência e a satisfação.
c) a mobilidade e a lentidão.
d) a amizade e a indiferença.
e) a mudança e a estagnação.
07 ( UFPR 2012) "A ambição do grupo [modernista] era grande: educar o Brasil, curá-lo do analfabetismo letrado, e, sobretudo, pesquisar uma maneira nova de expressão, compatível com o tempo do cinema, do telégrafo sem fio, das travessias aéreas intercontinentais".
(Boaventura, M. E. A Semana de Arte Moderna e a Crítica Contemporânea: vanguarda e modernidade nas artes brasileiras. Conferência - IEL-Unicamp, 2005, p.5-6. Fonte: http://www.iar.unicamp.br/dap/vanguarda/artigos.html).

Conforme o trecho acima e os conhecimentos sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 e o modernismo brasileiro subsequente, é correto afirmar
a) A Semana de 1922 marcou o modernismo inspirado em vanguardas europeias, buscando uma nova arte com uma identidade brasileira experimental, miscigenada, antropofágica e cosmopolita. O movimento celebrava o progresso da nação, simbolizado pelo desenvolvimento da cidade de São Paulo.
b) A Semana foi o grande marco da arte moderna brasileira, caracterizando-se pela busca por uma imitação do surrealismo e do cubismo, realizada por acadêmicos em constante contato com os artistas europeus.
c) A Semana de 1922 somou-se ao regionalismo nordestino para mostrar as raízes da cultura brasileira, recusando qualquer interferência da arte estrangeira. Os modernistas fizeram, com isso, uma forte crítica à modernização e a alfabetização brasileira.
d) Monteiro Lobato e Mário de Andrade lideraram a Semana de 1922, que teve o intuito de aliar as produções mais recentes no campo da música, literatura e artes plásticas futuristas com as obras tradicionalistas da arte brasileira.
e) Os modernistas passaram a se organizar, depois da Semana de 1922, para efetivar uma arte revolucionária nos moldes do realismo soviético, pois acreditavam na conscientização da população para uma mudança no poder.

08 (PUC-PR 2007) Assinale a alternativa correta para as características do Modernismo de 1922, também chamado de "fase heroica".
a) Espírito polêmico e destruidor, valorização poética do cotidiano, nacionalismo, busca da originalidade a qualquer preço.
b) Temática ampla com preocupação filosófica, predomínio do romance regionalista, valorização do cotidiano, nacionalismo.
c) Espírito polêmico, busca da originalidade, predomínio do romance psicológico, valorização da cidade e das máquinas.
d) Visão futurista, espírito polêmico e destruidor, predomínio da prosa poética, valorização da cidade e das máquinas.
e) Valorização poética do cotidiano, linguagem repleta de neologismos, nacionalismo e busca da poesia na natureza.

09 (UNIRIO 1995) Em relação ao Modernismo, podemos afirmar que em sua primeira fase há:

a) maior aproximação entre a língua falada e a escrita, valorizando-se literariamente o nível coloquial.
b) pouca atenção ao valor estético da linguagem, privilegiando o desenvolvimento da pesquisa formal.
c) grande liberdade de criação, mas expressão pobre.
d) reconquista do verso livre.
e) ausência de inspiração nacionalista.

10 (UNIFESP 2008) Sobre Mário de Andrade e a Semana de 22, afirma-se:

I. A Semana desencadeou na cultura brasileira um período que Mário denominou "orgia intelectual", favorecida pelas mãos da burguesia culta do Rio de Janeiro e de São Paulo, da qual ele era um representante.
II. Apesar de estar em contato com as novas tendências das artes, Mário manteve-se fiel àqueles que os modernistas chamaram de "conservadores", em geral os parnasianos, dos quais sua obra recebe influência decisiva.
III. Ao contrário de Oswald, que era irreverente em relação à dominação cultural europeia, Mário não tinha um projeto literário em que houvesse preocupação significativa com a cultura nacional.

Está correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) Il e III.


11 (ENEM 2012) O trovador

Sentimentos em mim do asperamente
dos homens das primeiras eras...
As primaveras do sarcasmo
intermitentemente no meu coração arlequinal...
Intermitentemente...
Outras vezes é um doente, um frio
na minha alma doente como um longo som redondo...
Cantabona! Cantabona!
Dlorom...
Sou um tupi tangendo um alaúde!

ANDRADE, M. In: MANFIO, D. Z. (Org.) Poesias completas de Mário de Andrade. Belo Horizonte: Itatiaia, 2005.

Cara ao Modernismo, a questão da identidade nacional é recorrente na prosa e na poesia de Mário de Andrade. Em O trovador, esse aspecto é
a) abordado subliminarmente, por meio de expressões como “coração arlequinal” que, evocando o carnaval, remete à brasilidade.
b) verificado já no título, que remete aos repentistas nordestinos, estudados por Mário de Andrade em suas viagens e pesquisas folclóricas.
c) lamentado pelo eu lírico, tanto no uso de expressões como “Sentimentos em mim do asperamente” (v. 1), “frio” (v. 6), “alma doente” (v. 7), como pelo som triste do alaúde “Dlorom” (v. 9).
d) problematizado na oposição tupi (selvagem) x alaúde (civilizado), apontando a síntese nacional que seria proposta no Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade.
e) exaltado pelo eu lírico, que evoca os “sentimentos dos homens das primeiras eras” para mostrar o orgulho brasileiro por suas raízes indígenas.

12 (UNESP 1990)

"Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente."
"Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz."
"Tupi, or not tupi that is the question"

(Fragmento do "Manifesto Antropófago" de Oswald de Andrade)

Analisando as ideias contidas nesses fragmentos, assinale a única alternativa que julgar INCORRETA.
a) O "Manifesto Antropófago" de Oswald de Andrade articula-se ao movimento antropófago do Modernismo brasileiro, cuja expressão máxima se deu em "Macunaíma" de Mário de Andrade.
b) Em "Tupi, or not tupi that is the question", está implícita a crítica ao espírito de nacionalidade, falseado pelo estrangeirismo exacerbado entre nós, até os adventos do Modernismo.
c) Ainda nos fragmentos acima citados, deve-se entender não a aversão à cultura estrangeira, mas a dialética de conjunção das raízes nacionais à cultura europeia.
d) A leitura dos três fragmentos acaba por desvendar a crítica à cultura brasileira que não estaria muito distante do primitivismo antropofágico.
e) O "Manifesto Antropófago" propõe a mobilidade cultural advinda da mobilidade do pensamento e dos valores do homem em sociedade.

13 (ENEM 2017) O farrista

Quando o almirante Cabral
Pôs as patas no Brasil
O anjo da guarda dos índios
Estava passeando em Paris.
Quando ele voltou de viagem
O holandês já está aqui.
O anjo respira alegre:
“Não faz mal, isto é boa gente,
Vou arejar outra vez.”
O anjo transpôs a barra,
Diz adeus a Pernambuco,
Faz barulho, vuco-vuco,
Tal e qual o zepelim
Mas deu um vento no anjo,
Ele perdeu a memória...
E não voltou nunca mais.

MENDES. M. História do Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1992

A obra de Murilo Mendes situa-se na fase inicial do Modernismo, cujas propostas estéticas transparecem, no poema, por um eu lírico que
a) configura um ideal de nacionalidade pela integração regional.
b) remonta ao colonialismo assente sob um viés iconoclasta.
c) repercute as manifestações do sincretismo religioso.
d) descreve a gênese da formação do povo brasileiro.
e) promove inovações no repertório linguístico.

14 (UFC 2008 ) No cordel Antônio Conselheiro, lemos:

"Este cearense nasceu / lá em Quixeramobim, / se eu sei como ele viveu, / sei como foi o seu fim. / Quando em Canudos chegou, / com amor organizou / um ambiente comum / sem enredos nem engodos, / ali era um por todos / e eram todos por um"

A história de Antônio Conselheiro, líder da Revolta de Canudos, evocada por Patativa, é tema também de:
a) "O Quinze", de Raquel de Queiroz.
b) "Os Sertões", de Euclides da Cunha.
c) "Macunaíma", de Mário de Andrade.
d) "Vidas Secas", de Graciliano Ramos.
e) "Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa.

15 (UEG 2012 - adaptado) Momento num café

Manuel Bandeira

Quando o enterro passou
Os homens que se achavam no café
Tiraram o chapéu maquinalmente
Saudavam o morto distraídos
Estavam todos voltados para a vida
Absortos na vida
Confiantes na vida.

Um no entanto se descobriu num gesto largo e demorado
Olhando o esquife longamente.
Este sabia que a vida é uma agitação feroz e sem finalidade,
Que a vida é traição,
E saudava a matéria que passava
Liberta para sempre da alma extinta.

Estrela da vida inteira. 20. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. p. 155.

Em termos estruturais, verifica-se, no poema, uma característica do Modernismo, a presença de versos
a) livres.
b) brancos.
c) regulares.
d) polimétricos.
e) silábicos.


OBS: Questões de vestibulares aplicados por diversas instituições - crédito no início de cada questão.

77 comentários:

  1. 1B
    2A
    3A
    4C
    5E
    6C
    7A
    8A
    9A
    10A
    11D
    12D
    13E
    14B
    15C ALUNA: Emilly Vitoria Turma:302

    ResponderExcluir
  2. 1-B
    2-A
    3-A
    4-C
    5-E
    6-C
    7-A
    8-A
    9-A
    10-A
    11-D
    12-D
    13-E
    14-B
    15-A
    Aluna:Mariana Regina:turma:300

    ResponderExcluir
  3. 1-B
    2-A
    3-A
    4-C
    5-E
    6-C
    7-B
    8-A
    9-A
    10-C
    11-D
    12-D
    13-E
    14-B
    15-A
    Thaynná
    302

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. 1B
    2A
    3A
    4C
    5E
    6A
    7A
    8A
    9A
    10A
    11D
    12A
    13E
    14B
    15A

    ResponderExcluir
  7. 1-B
    2-A
    3-E
    4-C
    5-E
    6-E
    7-A
    8-A
    9-C
    10-A
    11-D
    12-A
    13-B
    14-B
    15-B
    Willamy Freitas
    T-302

    ResponderExcluir

  8. 1-B
    2-A
    3-A
    4-C
    5-E
    6-C
    7-A
    8-A
    9-C
    10-A
    11-D
    12-A
    13-E
    14-B
    15-A
    T-300
    Samira santos

    ResponderExcluir
  9. 1B
    2A
    3A
    4C
    5E
    6A
    7A
    8A
    9A
    11D
    12A
    13D
    14B
    15C
    ANDRESSA VITÓRIA 301

    ResponderExcluir
  10. 1-B
    2-A
    3-A
    4-C
    5-E
    6-E
    7-A
    8-A
    9-C
    10-E
    11-D
    12-A
    13-B
    14-B
    15-B

    ResponderExcluir
  11. 1-B
    2-A
    3-A
    4-C
    5-E
    6-C
    7-B
    8-A
    9-C
    10-D
    11-D
    12-A
    13-B
    14-B
    15-A
    Rafael Nunes Vidal 302

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. 1-B
    2-A
    3-A
    4-C
    5-E
    6-C
    7-B
    8-A
    9-A
    10-C
    11-D
    12-D
    13-E
    14-B
    15-A
    VIVIAN PEREIRA 302

    ResponderExcluir
  14. 1B
    2A
    3A
    4C
    5E
    6C
    7A
    8A
    9A
    10A
    11D
    12D
    13E
    14B
    15C
    Flávio Henrique Gomes Junior turma:302

    ResponderExcluir
  15. 1)B
    2)A
    3)A
    4)C
    5)E
    6)A
    7)A
    8)A
    9)A
    10)A
    11)D
    12)D
    13)B
    14)B
    15)C
    Aluna:Sara Mendonça da Silva ❤
    Turma:302

    ResponderExcluir
  16. 1)B
    2)A
    3)A
    4)C
    5)E
    6)A
    7)A
    8)A
    9)A
    10)A
    11)D
    12)D
    13)B
    14)B
    15)C

    ALUNA: SARA BIANCA VIEIRA PESTANA
    TURMA: 302

    ResponderExcluir
  17. 1)A
    2)B
    3)A
    4)E
    5)E
    6)A
    7)A
    8)A
    9)A
    10)B
    11)D
    12)D
    13)E
    14)B
    15)A

    ResponderExcluir
  18. 1B
    2A
    3A
    4C
    5E
    6C
    7A
    8A
    9A
    10A
    11D
    12D
    13E
    14B
    15C
    RICK JHONATAN (302)

    ResponderExcluir
  19. 1-B
    2-A
    3-A
    4-C
    5-E
    6-A
    7-A
    8-A
    9-A
    10-A
    11-D
    12-D
    13-E
    14-B
    15-A
    aluna; Ludimyla Furtado-301

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. 1-B
    2-A
    3-A
    4-C
    5-E
    6-C
    7-A
    8-A
    9-A
    10-A
    11-D
    12-D
    13-E
    14-C
    15-A
    Aluno:Léo Kevin
    Turma:300

    ResponderExcluir
  22. 1B
    2A
    3A
    4C
    5E
    6C
    7A
    8A
    9A
    10A
    11D
    12D
    13E
    14B
    15C
    ALUNA:ERIKA
    TURMA 302

    ResponderExcluir
  23. 1-B
    2-A
    3-A
    4-C
    5-E
    6-A
    7-A
    8-A
    9-A
    10-A
    11-D
    12-A
    13-E
    14-B
    15-A
    Aluna :Ana Paula Mesquita ferreira
    Turma :302

    ResponderExcluir
  24. 1-B
    2-A
    3-A
    4-C
    5-E
    6-A
    7-A
    8-A
    9-A
    10-A
    11-D
    12-D
    13-E
    14-B
    15-A

    ALuno: Gabriel Turma: 301 ok!

    ResponderExcluir
  25. 1-B
    2-A
    3-A
    4-C
    5-E
    6-A
    7-A
    8-A
    9-A
    10-A
    11-D
    12-A
    13-E
    14-B
    15-A

    Aluna:Julyana Nayla.
    T- 301

    ResponderExcluir
  26. 1-B
    2-A
    3-A
    4-C
    5-E
    6-A
    7-A
    8-A
    9-A
    10-A
    11-D
    12-A
    13-E
    14-B
    15-A
    Aluno: Wesley Marlei
    Turma:302

    ResponderExcluir
  27. 1-B
    2-A
    3-A
    4-C
    5-E
    6-A
    7-A
    8-A
    9-A
    10-A
    11-D
    12-A
    13-E
    14-B
    15-A
    Aluno: Wesley Marlei
    Turma:302

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. 1-B
    2-A
    3-A
    4-C
    5-E
    6-A
    7-A
    8-A
    9-A
    10-A
    11-D
    12-A
    13-E
    14-B
    15-A

    Nome:Bibiana gomes
    T-301

    ResponderExcluir
  30. 1-b
    2-a
    3-a
    4-d
    5-e
    6-a
    7-b
    8-a
    9-a
    10-a
    11-d
    12-e
    13-b
    14-b
    15-c

    ResponderExcluir
  31. 1-B
    2-A
    3-A
    4-C
    5-E
    6-C
    7-A
    8-A
    9-A
    10-A
    11-D
    12-D
    13-E
    14-B
    15-A
    NOME:MIRIÃ LIMA
    T-301

    ResponderExcluir
  32. 1-B
    2-A
    3-A
    4-C
    5-E
    6-C
    7-A
    8-A
    9-A
    10-A
    11-D
    12-D
    13-E
    14-B
    15-A
    AlunO:MARCOS DA SILVA CALDAS TURMA 301

    ResponderExcluir
  33. 1-B
    2-A
    3-A
    4-C
    5-E
    6-A
    7-A
    8-A
    9-A
    10-A
    11-D
    12-D
    13-B
    14-B
    15-C
    Aluna :Ana paula mesquita Ferreira
    Turma :302

    ResponderExcluir
  34. 1B
    2A
    3A
    4C
    5E
    6A
    7A
    8A
    9A
    10A
    11D
    12D
    13B
    14B
    15C
    Rennê Almeida
    Turma:302

    ResponderExcluir
  35. 1B
    2A
    3A
    4C
    5E
    6A
    7A
    8A
    9A
    10A
    11D
    12D
    13B
    14B
    15C
    Aluno:Rennê Almeida
    Turma:302

    ResponderExcluir
  36. 1-b
    2-a
    3-a
    4-c
    5-e
    6-a
    7-a
    8-a
    9-a
    10-a
    11-d
    12-d
    13-e
    14-b
    15-a
    Aluno:Edson T:301 ❦

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Vitoria karoliny 302
    1-B
    2-A
    3-A
    4-C
    5-E
    6-C
    7-A
    8-A
    9-A
    10-A
    11-D
    12-D
    13-E
    14-B
    15-C

    ResponderExcluir
  39. 1B
    2A
    3A
    4C
    5E
    6C
    7A
    8A
    9A
    10A
    11D
    12D
    13E
    14B
    15C
    Sala 302
    Aluno: Lucas Valle

    ResponderExcluir
  40. 1-B
    2-A
    3-A
    4-C
    5-E
    6-A
    7-A
    8-A
    9-A
    10-A
    11-D
    12-D
    13-E
    14-B
    15-A
    Aluno:Alan Newton
    Turma:301

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1)A
      2)A
      3)A
      4)C
      5)E
      6)A
      7)A
      8)A
      9)A
      10)A
      11)D
      12)D
      13)E
      14)B
      15)A

      TURMA:301

      Excluir
  41. ALUNO:Luis Guilherme. N:27. T:301.
    1B
    2A
    3A
    4C
    5E
    6C
    7A
    8A
    9A
    10A
    11D
    12D
    13E
    14B
    15C

    ResponderExcluir
  42. 1)B
    2)A
    3)A
    4)C
    5)E
    6)A
    7)A
    8)A
    9)A
    10)A
    11)D
    12)D
    13)B
    14)B
    15)C
    Vitória da Silva
    302

    ResponderExcluir
  43. Nome:Marcos Alexandre.
    Turma:301 N:29

    1)B
    2)A
    3)A
    4)C
    5)B
    6)A
    7)A
    8)A
    9)A
    10)D
    11)D
    12)D
    13)E
    14)B
    15)C

    ResponderExcluir
  44. Nome: Marcos Alexandre.
    Turma:301 N:29

    1B
    2A
    3A
    4C
    5B
    6A
    7A
    8A
    9A
    10D
    11D
    12D
    13E
    14B
    15C

    ResponderExcluir
  45. 1-B
    2-A
    3-D
    4-C
    5-E
    6-C
    7-B
    8-B
    9-A
    10-C
    11-E
    12-D
    13-E
    14-B
    15-A
    TURMA:301

    ResponderExcluir
  46. 1B
    2A
    3A
    4C
    5E
    6A
    7A
    8A
    9A
    10A
    11D
    12A
    13D
    14B
    15C
    @jonatas olyer=301

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. -B
    2-A
    3-A
    4-C
    5-E
    6-A
    7-A
    8-A
    9-A
    10-A
    11-D
    12-D
    13-E
    14-B
    15-A
    JUCILEIDE BARROS CUNHA 301

    ResponderExcluir
  49. 1B
    2A
    3A
    4C
    5E
    6A
    7A
    8A
    9A
    10A
    11D
    12A
    13D
    14B
    15C
    LETICIA AVELAR 301

    ResponderExcluir
  50. 1)B
    2)A
    3)D
    4)C
    5)E
    6)A
    7)D
    8)D
    9)A
    10)A
    11)D
    12)D
    13)E
    14)B
    15)A
    Rhana
    T:302

    ResponderExcluir
  51. 1-B
    2-A
    3-A
    4-C
    5-E
    6-C
    7-A
    8-A
    9-A
    10-A
    11-D
    12-D
    13-E
    14-B
    15-A
    Caio sousa Tur:301

    ResponderExcluir
  52. 1)B
    2)A
    3)A
    4)C
    5)E
    6)C
    7)B
    8)A
    9)A
    10)A
    11)D
    12)D
    13)E
    14)B
    15)C
    ALUNA:SARAH KETELLEN SOUSA RIBEIRO
    TURMA: 302

    ResponderExcluir
  53. 1-B
    2-A
    3-A
    4-C
    5-E
    6-C
    7-A
    8-A
    9-A
    10-A
    11-D
    12-D
    13-E
    14-B
    15-A
    Sonnyellen
    T:300

    ResponderExcluir
  54. 1)B
    2)A
    3)A
    4)C
    5)E
    6)A
    7)A
    8)A
    9)A
    10)A
    11)D
    12)D
    13)B
    14)B
    15)D
    aluna: Vitoria Rejia
    turma: 302

    ResponderExcluir
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  56. 1)B
    2)A
    3)A
    4)C
    5)E
    6)A
    7)A
    8)A
    9)A
    10)A
    11)D
    12)D
    13)B
    14)B
    15)D
    ALUNO: Pedro Lucas Feitoza de Almeida
    TURMA:302

    ResponderExcluir
  57. 1)B
    2)A
    3)A
    4)C
    5)E
    6)A
    7)A
    8)A
    9)A
    10)A
    11)D
    12)D
    13)B
    14)B
    15)D
    Aluna:Virginia Almeida
    Turma:302

    ResponderExcluir
  58. 1.B
    2.A
    3.D
    4.A
    5.E
    6.A
    7.A
    8.E
    9.A
    10.A
    11.D
    12.D
    13.E
    14.B
    15.C
    PEDRO LUCAS BARBOSA TURMA: 302

    ResponderExcluir
  59. 1.B
    2.A
    3.A
    4.C
    5.E
    6.C
    7.B
    8.A
    9.A
    10.C
    11.D
    12.D
    13.E
    14.B
    15.A
    Ismael alves turma :

    ResponderExcluir
  60. 1. B
    2. A
    3. A
    4. C
    5. E
    6. A
    7. A
    8. A
    9. A
    10. E
    11. D
    12. B
    13. B
    14. B
    15. A
    Bianca Santos. Turma: 301

    ResponderExcluir
  61. 1. B
    2. A
    3. A
    4. D
    5. E
    6. A
    7. B
    8. A
    9. A
    10. E
    11. D
    12. B
    13. B
    14. B
    15. B
    Odilon Ribeiro sala:301

    ResponderExcluir
  62. 1.B
    2.A
    3.A
    4.C
    5.E
    6.A
    7.A
    8.A
    9.A
    10.A
    11.D
    12.D
    13.E
    14.B
    15.A
    Camila Mendonça sala: 301

    ResponderExcluir
  63. 1-B
    2-A
    3-A
    4-C
    5-E
    6-A
    7-A
    8-A
    9-A
    10-A
    11-D
    12-A
    13-E
    14-B
    15-A
    Nome- Danielle sousa
    Turma-300

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1-B
      2-A
      3-A
      4-C
      5-E
      6-A
      7-A
      8-A
      9-A
      10-A
      11-D
      12-A
      13-E
      14-B
      15-A
      Nome : talita da costa souza
      turma: 300

      Excluir
  64. 1. B
    2. A
    3. A
    4. C
    5. E
    6. A
    7. A
    8. A
    9. A
    10. E
    11. D
    12. B
    13. B
    14. B
    15. A
    - Laíze De Jesus Da Silva
    - Turma:300

    ResponderExcluir
  65. 1=B
    2=A
    3=A
    4=C
    5=E
    6=A
    7=A
    8=A
    9=A
    10=E
    11=D
    12=B
    13=B
    14=B
    15=A

    Gabriel Emmanuel da 302

    ResponderExcluir
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  67. Samyra Mendes
    1-B
    2-A
    3-A
    4-C
    5-E
    6-C
    7-A
    8-A
    9-A
    10-A
    11-D
    12-A
    13-E
    14-B
    15-A
    Samyra Mendes,300

    ResponderExcluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. 1-B
    2-A
    3-A
    4-C
    5-E
    6-A
    7-A
    8-A
    9-A
    10-A
    11-D
    12-D
    13-E
    14-B
    15-A
    Aluna: Sara Victoria Turma: 301

    ResponderExcluir
  70. Caríssim@s, suas respostas foram avaliadas e as notas computadas. Valeu a participação de tod@s!

    ResponderExcluir