quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Modernismo - 3ª geração

 
 MODERNISMO – 3ª GERAÇÃO
A Geração de 45, no contexto da ou 3ª fase modernista (1945-1980) inclui aspectos pós-modernos. Por isso é também chamada de “Fase Pós-Moderna”, com rupturas entre a primeira e a segunda fase. Surgiu com a "Revista Orfeu" (1947) e reuniu artistas preocupados em buscar uma nova expressão literária, por meio da experimentação e inovações estéticas, temáticas e linguísticas.
CONTEXTO HISTÓRICO: A Segunda Guerra Mundial ocorreu entre 1939 a 1945. A geração de 45 marca o início da Guerra Fria, da corrida armamentista, bem como o fim da segunda guerra e de muitos governos totalitários. No Brasil, foi o período da redemocratização do país e a Era Vargas. Com Getúlio Vargas no poder, essa fase seria marcada pela repressão, censura e a ditadura que avançava.
CARACTERÍSTICAS: Uma das principais características dessa geração era o desejo de conciliar a modernidade e a tradição. Nas artes visuais, a descrição da realidade cedeu lugar à composição abstrata. Na literatura, a pesquisa sobre a linguagem literária tornou-se um ponto importante para o trabalho de escritores que, a exemplo do que já acontecera na geração anterior, usavam o  texto literário  para denunciar as injustiças sociais. Havia a preocupação com o aspecto formal do texto, o que dividiu o grupo: de um lado, os autores que seguiam a estética do  Parnasianismo; de outro, os que se dedicavam a uma linguagem racional, objetiva e sintética.
PROSA E POESIA: A Geração de 45 representou uma arte mais preocupada com a palavra e a forma - no caso de João Cabral e Guimarães Rosa - ao mesmo tempo que explorava assuntos essencialmente humanos, como na obra de Clarice Lispector.
A poesia de João Cabral de Melo Neto, o principal poeta da geração de 4, representa uma ruptura com a tradição lírica da poesia, centrada geralmente nos sentimentos do eu lírico; sua linguagem é racional, objetiva e enxuta; é uma linguagem-objeto, que tenta sugerir, pela forma , o objeto de que trata.
Tanto a prosa quanto a poesia foram exploradas nesse período, no entanto, de maneira mais intimista, regionalista e urbana.
A poesia, para os pós-modernistas, nada mais era do que a arte da palavra, e trazia, dessa forma, um intenso rompimento com o caráter social, político, religioso e filosófico que foi explorado pela geração anterior.

PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS: João Cabral de Melo Neto, com obras como “Morte e Vida Severina”, Clarice Lispector, com “A Hora da Estrela”, João Guimarães Rosa, com “Grande Sertão: Veredas”, além de outros autores como Ariano Suassuna, Lygia Fagundes Telles e Mário Quintana.

RESUMINDO: Retorno às conquistas estéticas de 1922; Revalorização da rima, da métrica, do vocabulário erudito (influência parnasiana); Referências mitológicas; Academicismo e Compromisso social.

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