quinta-feira, 6 de setembro de 2018

FUNÇÕES DA LINGUAGEM


ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM
* Emissor: Locutor ou falante, quem emite a mensagem para um ou mais receptores uma pessoa, um grupo de indivíduos, uma empresa, dentre outros.
* Receptor: Interlocutor ou ouvinte, quem recebe a mensagem emitida pelo emissor.
* Mensagem: É o objeto utilizado na comunicação, o conteúdo ou conjunto de informações transmitidas pelo locutor.
* Código: É o conjunto de signos que serão utilizados na mensagem
* Canal de Comunicação: Local (meio) onde a mensagem será transmitida: jornal, livro, revista, televisão, telefone, etc.
* Contexto: Referente, trata-se da situação comunicativa em que estão inseridos o emissor e receptor.
.FUNÇÕES DA LINGUAGEM: São as formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante, que determinam o objetivo dos atos comunicativos. Cada função desempenha um papel relacionado aos elementos presentes na comunicação. 

1 - Função Referencial/Denotativa/Cognitiva/Informativa - (Elemento – contexto): O objetivo principal é informar, referenciar algo. O texto é escrito na 3ª pessoa (singular ou plural) enfatizando seu caráter impessoal, por meio de uma linguagem denotativa, informa a respeito de algo, sem envolver aspectos subjetivos ou emotivos à linguagem. Exemplos: Materiais didáticos, textos jornalísticos e científicos.

2 -  Função Emotiva ou Expressiva - (Elemento – emissor): O objetivo principal é transmitir emoções, sentimentos e subjetividades por meio da própria opinião. Texto escrito em 1ª pessoa, voltado para o emissor, pois possui um caráter pessoal, marcado pelo uso de sinais de pontuação, a exemplo de reticências, ponto de exclamação, etc. Exemplos: Textos poéticos, as cartas, os diários.

3 -  Função Poética/ Conotativa /Estética – (Elemento – mensagem): Nessa função, o emissor preocupa-se com a maneira como a mensagem será transmitida por meio da escolha das palavras, das expressões, das figuras de linguagem. Esse tipo de função figura nos textos literários, na publicidade ou nas expressões cotidianas em que há o uso frequente de metáforas (provérbios, anedotas, trocadilhos, músicas).

4 -  Função Fática – (Elemento - canal de comunicação): O objetivo é estabelecer ou interromper a comunicação de modo que o mais importante é a relação entre o emissor e o receptor da mensagem. Aqui, o foco reside no canal de comunicação. Muito utilizada nos diálogos, por exemplo, nas expressões de cumprimento, saudações, conversa ao telefone, etc.

5 - Função Conativa/Apelativa/ Imperativa– (Elemento - receptor): É caracterizada por uma linguagem persuasiva que tem o intuito de convencer o leitor. Esse tipo de texto costuma se apresentar na 2ª ou na 3ª pessoa com a presença de verbos no imperativo e o uso do vocativo. Essa função é muito utilizada nas propagandas, publicidades e discursos políticos, a fim de influenciar o receptor por meio da mensagem transmitida. Exemplos: Vote em mim!

6 -  Função Metalinguística - (Elemento - código) É caracterizada pelo uso da metalinguagem, ou seja, a linguagem que refere-se a ela mesma. O emissor explica um código utilizando o próprio código. Um texto que descreva sobre a produção de um texto (metatexto) ou um documentário cinematográfico que fala sobre a linguagem do cinema são alguns exemplos. Presente nas gramáticas e nos dicionários.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário