terça-feira, 10 de julho de 2018

Orações coordenadas e o papel das conjunções


ORAÇÕES COORDENADAS: orações sintaticamente independentes.

São ligadas por conectivos ou justapostas, ou seja, separadas por vírgula.


 O jogador deu entrevista    e despediu-se em seguida.
            1ª oração                                        2ª oração

OBS: A 2ª oração não está encaixada na 1ª, não funciona como termo da oração anterior, não se relaciona sintaticamente com nenhuma palavra da 1ª oração.

CLASSIFICAÇÃO DAS COORDENADAS: sindéticas e assindéticas.

- Sindéticas: são orações coordenadas introduzidas por conjunção.
Exemplo: Deve ser aprovado, pois estudei muito.

- Assindéticas: são as orações coordenadas que não são introduzidas por conjunção.
Exemplo: Tudo passa, tudo corre: é a lei.

ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS

As orações coordenadas sindéticas são classificadas de acordo com a conjunção coordenativa que as introduz. Podem ser:

- ADITIVAS: estabelecem ideia de adição, soma.
Exemplo: Não danço  nem canto.

São conjunções aditivas: e, nem, mas também.

- ADVERSATIVAS: estabelecem oposição, adversidade.
Exemplo: Gostaria de ter viajado, mas não pude.

São conjunções adversativas: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto.

- ALTERNATIVAS:
estabelecem alternância.
Exemplo: Faça o que mando ou será punido.

São conjunções alternativas: ou...ou, ora...ora, já...já, quer...quer, siga...siga.

- CONCLUSIVAS:
estabelecem conclusão.
Exemplo: São todos estudiosos, logo serão bem sucedidos.

São conjunções conclusivas: portanto, logo, por isso, pois, assim.

- EXPLICATIVAS: estabelecem explicação.
Exemplo: Senti frio, porque estava sem agasalho.

São conjunções explicativas: que, porque, pois, porquanto.

O PAPEL DAS CONJUNÇÕES

É preciso que se dê muita importância às conjunções, que não devem ser vistas como meros conectivos (palavras aparentemente sem carga significativa que ligam outras palavras ou orações), mas como elementos capazes de estabelecer relações de significado.
A troca de uma conjunção por outra pode alterar completamente a relação de significado existente entre as orações de uma frase. Observe:
Todos os seres humanos são iguais, nenhum é superior ou inferior aos outros.


Nesse caso, as duas orações estão simplesmente justapostas, isto é, não estão relacionadas por nenhuma conjunção.
A presença de uma conjunção ligando as orações vai estabelecer entre elas um nexo lógico, ou seja, uma relação de significado.
1. Todos os seres humanos são iguais e nenhum é superior ou inferior aos outros. (a conjunção e estabelece entre as orações uma relação de adição)
2. Todos os seres humanos são iguais, portanto nenhum é superior ou inferior aos outros. (a conjunção portanto estabelece entre as orações uma relação de conclusão)
3. Todos os seres humanos são iguais, porque nenhum é superior ou inferior aos outros. (a conjunção porque estabelece entre as orações uma relação de causa e efeito)
O uso inadequado de uma conjunção poderá comprometer o sentido da frase. Se, por exemplo, as orações acima estivessem relacionadas pela conjunção mas (Todos os seres humanos são iguais, mas nenhum é superior ou inferior aos outros), teríamos uma frase incoerente, já que as ideias constantes nas duas orações não permitem uma relação de contradição.



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