A pontuação de cada competência da redação do Enem é
dividida em seis (6) níveis: 200, 160, 120, 80, 40 ou 0 pontos.
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
OBSERVAÇÃO: Nessa competência será avaliado
o rigor gramatical (uso da norma culta), o que não significa usar palavras rebuscadas cujo significado
o candidato desconheça. Adote um vocabulário simples evitando gírias, marcas da
oralidade e clichês.
Competência 2: Compreender
a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para
desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo em prosa.
OBSERVAÇÃO: O primeiro passo é ler com muita atenção cada
palavra que constitui o tema e os textos motivadores. Na escrita, elaborar o
texto respeitando a estrutura do texto dissertativo - argumentativo (introdução,
desenvolvimento e conclusão) e em prosa (parágrafos). É importante que o
candidato faça uso
dos conhecimentos adquiridos nas leituras dos noticiários e ao longo da sua
formação acadêmica (conhecimentos sociológicos, filosóficos, históricos, ambientais, geográficos,
literários, culturais, entre outros). Nessa perspectiva, é válido usar citação (dando crédito ao autor), fazer alusão histórica e exemplificação.
Competência 3: Selecionar,
relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos
em defesa de um ponto de vista.
OBSERVAÇÃO: O foco é a defesa do seu ponto de vista, o que deve ser feito com
argumentos sólidos e verossímeis.
Lembre-se: Se na introdução (em
que você apresentou a tese) você usou dois (2) argumentos para sustentá-la, o
ideal é que sejam dois (2) parágrafos no desenvolvimento, sendo um (1)
parágrafo para cada argumento, ou seja, apresente nova ideia em cada parágrafo,
mas sempre relacionada à introdução e que leve à conclusão.
Competência 4: Demonstrar
conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da
argumentação.
OBSERVAÇÃO: Essa competência se refere à capacidade de articular
as ideias e construção de argumentos claros. Clareza, coesão e coerência são fundamentais
para viabilizar o entendimento do texto, o que é feito com o emprego dos
conectores (pronomes, conjunções, advérbios etc.). Outra forma de garantir a coesão
e clareza ao texto é evitando períodos longos, repetição de palavras (use
sinônimos) e argumentos, como também
escrever as estruturas sintáticas completas (concluir cada sentença).
Competência 5: Elaborar
proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos
humanos.
OBSERVAÇÃO: Na conclusão, a banca requer que o candidato sugira
uma solução que seja plausível para a situação – problema apresentado no tema, ou
seja, medidas que podem ser adotadas para amenizar o problema (o candidato deve
ser bem realista). Cabe apontar medidas preventivas e interventivas, citando os
agentes de mudança (o cidadão, a sociedade civil organizada, o poder público,
ONGs, instituições sociais, mídia), deixando bem claro quem deve executar tais
medidas e como fazê-las.
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