quinta-feira, 5 de julho de 2018

As cinco competências da redação do Enem.






A pontuação de cada competência da redação do Enem é dividida em seis (6) níveis: 200, 160, 120, 80, 40 ou 0 pontos.





 Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

OBSERVAÇÃO Nessa competência será avaliado o rigor gramatical (uso da norma culta), o que não significa usar palavras rebuscadas cujo significado o candidato desconheça. Adote um vocabulário simples evitando gírias, marcas da oralidade e clichês.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

OBSERVAÇÃO: O primeiro passo é ler com muita atenção cada palavra que constitui o tema e os textos motivadores. Na escrita, elaborar o texto respeitando a estrutura do texto dissertativo - argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão) e em prosa               (parágrafos). É importante que o candidato faça uso dos conhecimentos adquiridos nas leituras dos noticiários e ao longo da sua formação acadêmica (conhecimentos  sociológicos, filosóficos, históricos, ambientais, geográficos, literários, culturais, entre outros). Nessa perspectiva, é válido usar citação (dando crédito ao autor), fazer alusão histórica e exemplificação.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
OBSERVAÇÃO: O foco é a defesa do seu ponto de vista, o que deve ser feito com argumentos sólidos e  verossímeis.
Lembre-se: Se na introdução (em que você apresentou a tese) você usou dois (2) argumentos para sustentá-la, o ideal é que sejam dois (2) parágrafos no desenvolvimento, sendo um (1) parágrafo para cada argumento, ou seja, apresente nova ideia em cada parágrafo, mas sempre relacionada à introdução e que leve à conclusão.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
OBSERVAÇÃO: Essa competência se refere à capacidade de articular as ideias e construção de argumentos claros. Clareza, coesão e coerência são fundamentais para viabilizar o entendimento do texto, o que é feito com o emprego dos conectores (pronomes, conjunções, advérbios etc.). Outra forma de garantir a coesão e clareza ao texto é evitando períodos longos, repetição de palavras (use sinônimos)  e argumentos, como também escrever as estruturas sintáticas completas (concluir cada sentença).

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

OBSERVAÇÃO: Na conclusão, a banca requer que o candidato sugira uma solução que seja plausível para a situação – problema apresentado no tema, ou seja, medidas que podem ser adotadas para amenizar o problema (o candidato deve ser bem realista). Cabe apontar medidas preventivas e interventivas, citando os agentes de mudança (o cidadão, a sociedade civil organizada, o poder público, ONGs, instituições sociais, mídia), deixando bem claro quem deve executar tais medidas e como fazê-las.

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