terça-feira, 15 de março de 2022

 



UM LUGAR CHAMADO ESCOLA

                                   Asor Almeida

 

O conceito de escola tem várias conotações

É encarar obstáculos e broncas inesquecíveis

Vivenciar aprendizagens e emoções

É estar aos cuidados de pessoas incríveis.

 

Nela adentramos cheios de esperança

E projetamos nossas aspirações

Os professores têm a nossa confiança

Os demais funcionários, nossa gratidão.

 

Sendo contemporânea ou tradicional

Juntos, construímos boas lembranças

Em cada canto desse lugar especial

Somos felizes até com as cobranças.

 

De braços dados, acontece a magia.

Vivemos muitas experiências

Mesmo em tempos de pandemia

O trabalho é feito com excelência.

 

Minha escola tem suas peculiaridades

Há zelo e diligência em qualquer cenário

Experiências ímpares que deixam saudades

E ficarão eternizadas em nosso imaginário.

 

segunda-feira, 7 de março de 2022

Flor Mulher

 


FLOR MULHER

                                    Asor Almeida

Uma flor que exala beleza

Em tom neutro ou carmim

Com encanto e maestria

Faz do mundo um belo jardim.

 

Uma flor com jeito de anjo

Envolta em aura de força e ardor

Sensível, mas não frágil

Suporta com bravura sua dor.

 

Uma flor no canteiro de obras

Entre afagos e espinhos

Mesclando sutileza e vigor

Desbrava e pavimenta caminhos.

 

Uma flor eternizada na tela do artista

Descrita em verso e em prosa

É multifacetada, essa flor mulher

E reverenciada por ser tão preciosa!

 

A DISPUTA DOS COMPONENTES CURRICULARES  


No início do ano letivo, as disciplinas escolares começaram uma disputa. Cada uma se considerava a melhor, a mais importante, a mais útil, a favorita entre todas.

A LÍNGUA PORTUGUESA disse em verso e em prosa: “Claro que sou a mais importante. São minhas regras que facilitam a leitura a escrita e a comunicação.

A LÍNGUA INGLESA com seu sotaque estrangeiro afirmou: “Eu sou o veículo de intercâmbio cultural. Sou a língua da comunicação mundial e abro portas para a conquista do mundo”.

A LÍNGUA ESPANHOLA se pronunciou: “Sou um dos idiomas oficiais da ONU e fundamental para quem busca crescer em suas áreas de atuação, principalmente na área de negócios ligados ao Mercosul”.

 A MATEMÁTICA foi categórica: “Sou preciosa porque sirvo às necessidades da vida humana. Estou presente em todos os segmentos da vida e em todas as tarefas executadas no cotidiano, seja na compra de um simples pão como na aplicação de um grande investimento financeiro.

A GEOGRAFIA foi logo demarcando território: “Eu sou fundamental para entender a dinâmica do espaço e auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele, ensino-o a trilhar caminhos em retas e curvas e a traçar os mapas da vida”.

A HISTÓRIA alegou: “Eu sou a “mestra da vida”, pois entendendo o passado pode-se extrair lições para se orientar no presente, diante dos problemas que se apresentam”.

A FILOSOFIA, de forma bem didática, após muito refletir, deixou claro que dá ao aluno a oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, de experimentar um pensar individual.

A SOCIOLOGIA discorreu sobre sua importância na busca da compreensão das causas e consequências do que ocorre no mundo, ajudando os estudantes a entender e procurar soluções para os males que estamos vendo e vivenciando na atualidade.

A QUÍMICA se manifestou afirmando que é multifuncional e, que sem as suas conquistas espetaculares jamais teriam acontecido avanços no tratamento de doenças, a exploração espacial e as maravilhas da tecnologia.

A BIOLOGIA foi logo declarando: “Não é à toa que exerço grande fascínio em todos que me conhecem, pois sou uma ciência que tento explicar os fenômenos ligados à vida e à sua origem”.

A FÍSICA não se conteve e falou: “Eu sou fantástica, pois estudo os elementos mais fundamentais da natureza, não só por curiosidade, mas por uma questão de sobrevivência. Ajudo-os a compreender desde o simples fato de caminhar até o movimento das galáxias”.

A EDUCAÇÃO FÍSICA não se fez de rogada: “Eu sou importante em todos os seguimentos, já que promovo o desenvolvimento integral, a vida saudável, a socialização, o espírito de equipe e a prática do desporto”.

Por fim, a ARTE declarou que tem um papel fundamental na formação integral do aluno por possibilitar o desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade através da magia, da fantasia e da descoberta.

De repente, ouve-se um ruído! Eis que surge a GESTÃO ESCOLAR bradando: “É inadmissível que vocês estejam nessa disputa! Será que vocês não sabem que cada componente curricular traz um propósito especial, possui sua importância e auxilia o aluno a desenvolver suas habilidades?

Assim, os componentes curriculares entenderam que todos são importantes. Elas deram-se as mãos e, juntas, começaram mais um ano letivo.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Volta às aulas presenciais

 

                 ACOLHIMENTO

                                        Asor almeida



Bem-vinda, linda criança

Alegra-me a sua presença

Você me enche de alegria

Finda a dor da sua ausência.

 

Sem você sou um prédio vazio

Sem cor e sem razão de existir

Que bom que você veio

Este ambiente colorir!

 

Venha, traga seu sorriso

Para este espaço iluminar

Deixe ecoar sua voz 

E a alegria aqui reinar! 


sábado, 5 de fevereiro de 2022

Aulas remotas

 



AULAS REMOTAS (Na ótica do aluno)

                              Asor Almeida

 


Na paz ou na turbulência

Tendo os professores como aliados    

Com foco e sapiência

Alcançamos os sonhos almejados.


Nas aulas remotas há emoção

Dúvidas e descobertas sem fim

Fazemos tarefas de montão

Aprendemos um tantão assim!!!!


aprendizagem fica ON 

Quando sabemos interagir

O conhecimento dá o tom

Se podemos pensar e agir.


Somos artistas tentando disfarçar

O irresistível vício em figurinhas

E rápidos em apagar

Se postamos nossas gracinhas.

 

Na hora das atividades

Há uma galera bem tagarela

Que  acaba a tranquilidade

Com as conversas paralelas.


Próximos ou distantes

No estudo presencial ou virtual

Com motivação constante

A vitória torna-se real.

 



domingo, 23 de janeiro de 2022

Distantes sim, incomunicáveis jamais!

 


Distantes sim, incomunicáveis jamais!

                                                                          (Asor Almeida)

          Era uma vez, num reino não tão distante, três turmas muito especiais que eram representadas pelas letras F, G e H. Elas estavam superanimadas e ansiosas para estrear seus materiais escolares, reencontrar os amigos e conhecer novos coleguinhas na escola. Era o início do ano de 2020 e as novidades estavam bombando! As bandas de Kpop eram um fenômeno mundial, conquistando uma legião de fãs (Inclusive das turmas F, G e H) e, também, já se falava num vírus muito chato que andava aterrorizando o povo lá pras bandas da China.

          No reino não tão distante, a vida continuava normalmente. Houve até Carnaval! Enquanto isso, o temido vírus aproveitou o descuido de algumas pessoas, atravessou fronteiras mundo a fora e por lá chegou. As aulas presenciais, que mal haviam começado, foram interrompidas e, naquele ano confuso, as férias vieram antes de o ano letivo, de fato começar. Uma doideira!!!

          As três turmas não confessavam de jeito nenhum, mas, a princípio, amaram a novidade! Afinal, não teriam a obrigação de ir à escola nem fazer dever de casa, poderiam dormir até tarde, curtir a família...

          Porém, após algum tempo, umas coisinhas começaram a incomodá-las: não poder sair de casa, ficar longe dos amigos, o pavor de encontrar o tal vírus ou que ele achasse o esconderijo de pessoas queridas e, principalmente, o medo de ficar como o Pinóquio quando foi para uma ilha onde não havia escola. Reza a lenda que alguns estudantes iam sempre fazer uma visitinha ao Senhor Espelho só para conferir se suas orelhas não estavam crescendo. Então foi batendo uma saudade da escola...

               E agora, quem poderia salvá-las? O Chapolin Colorado? Não! Definivamente, não! Ele já era idoso, não teria forças para enfrentar uma pandemia, sem contar que fazia parte do grupo de risco. De repente, eis que surge um super-herói improvável e nada convencional, porque não tinha a forma dos heróis que conhecemos, não voava e não tinha uma capa especial, mas com poder de conectar as pessoas. Esse herói, verde e branco, tinha como lema: “Distantes sim, incomunicáveis jamais!”. Assim, as turmas F, G e H voltaram a ter contato com a escola e com os amigos por meio desse mensageiro que permite conversar online: o WhatsApp.

          Pensam que foi fácil essa adaptação? Não! Porque “era uma escola muito engraçada, não tinha teto não tinha nada”... Se houve aprendizado? Com certeza! E o assunto mais aplicado na prática foi VERBO, principalmente os verbos COPIAR e COLAR. Conversas paralelas? Tinham de montão! Foram incontáveis as vezes que diziam: “Desculpa, tia”! Acontece que esse herói, cheio de truques tecnológicos como os emojis e as figurinhas, levava a galera a cometer alguns deslizes, ou seja, a fazer bagunça virtual, mas a desculpa era a de sempre: “Foi sem querer, tia!”. 

               É, não foi fácil! As turmas F, G e H viveram dois anos de muita emoção, de estudos sem fim. Descobriram o sentido da resiliência e da empatia, de ser estudante virtual num mundo de turbulência, venceram uma pandemia... Ufa!

                  Como prêmio por tanto esforço, elas foram aprovadas com louvor!!!!

                 E o tal vírus? Atualmente a notícia que temos é que ele vive por aí correndo da vacina.

 

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Sarau Literário do Reino Letrado

 

SARAU LITERÁRIO DO REINO LETRADO

                                   

         Fonte: http://edu-candoconstruindosaber.blogspot.com/2014/09/generos-textuais.html. acesso em 21/11/2021

 

          No Reino Letrado, a Textualidade, uma sábia e coerente rainha, governa os gêneros textuais. Quando há algum conflito entre os súditos, Sua Majestade age prontamente no sentido de pacificá-los, acionando a Coesão, integrante da Guarda Real, que acalma os ânimos e mantém a harmonia entre frases, períodos e parágrafos.

          Na difícil missão de governar um povo tão letrado, a soberana conta com o auxílio do Conselho dos Gêneros formado por textos instrucionais e prescritivos como a Bula e o Rótulo, cujo objetivo é ensinar ou orientar. Esse conselho é responsável pela organização do banquete, coordenado pela Receita, e pelas regras de etiqueta do palácio, formuladas pelo Manual, pelo Guia e pelo Folheto.

          Anualmente a rainha promove o Sarau Literário do Reino Letrado visando prestigiar os moradores que se manifestam em verso e em prosa. Todos aguardam ansiosos por esse badaladíssimo evento e capricham nos figurinos, os suportes textuais. Alguns investem em cursos de caligrafia, outros em oratória e há até quem se aventure nas artes, tudo para impressionar a realeza.

          Essa festa literária é uma oportunidade ímpar para os gêneros textuais que gostam de chamar a atenção e despertar o interesse dos interlocutores. É o caso do Anúncio, do Cartaz e da Propaganda que capricham nos looks, pois adoram se exibir usando slogans e imagens bem chamativos.

           O comitê responsável pela convocação dos gêneros é comandado pelo primeiro-ministro, o Convite, que acompanhado da Carta, do Bilhete e do E-mail sai pelo reino transmitindo a mensagem palaciana.

          O sarau tem início com a entrada triunfal da vaidosa rainha, anunciada pela Biografia, uma amiga íntima que sabe tudo sobre sua vida, inclusive que desde a infância Sua Majestade tem a mania de registrar suas memórias num Diário. Nem preciso dizer que ela sempre arrasa nos figurinos e atrai todos os holofotes ao caminhar altiva pelo tapete vermelho.

          Durante o evento há momentos de pura emoção, provocados pelo Poema que se esmera no recital, e de humor, causados pelas bobas da corte: a Anedota, a Tirinha e a Piada, que adoram divertir os leitores e ouvintes. 

          A magia e o encantamento ficam por conta das Lendas, dos Mitos, dos Contos, das Novelas e dos Romances, narrativas que transportam os interlocutores ao mundo da fantasia e da imaginação, mas as Fábulas vão além e dão sempre um puxãozinho de orelha, transmitindo um ensinamento moral.

          Os bate-papos rolam soltos com uso da variedade linguística despertando a curiosidade da Entrevista que não perde a chance de colher opiniões dos convidados sobre os babados do momento. Lógico que o Artigo de Opinião também não se faz de rogado e desenvolve uma tese sobre o tema.

          A Crônica, um gênero muito versátil, que milita entre a realidade e a ficção, cola na Notícia e na Reportagem, gêneros que têm como finalidade informar os leitores. É que a Crônica precisa estar sempre bem informada, já que se inspira nos fatos do cotidiano para esbanjar charme nos jornais e revistas.

          A Charge, sempre crítica e exagerada, fica um tanto isolada com sua inseparável lupa. Ela não é muito sociável porque vive satirizando os acontecimentos ou os personagens de destaque, sendo, por isso, temida principalmente por personalidades políticas.

          O ponto alto é o baile de gala, que tem transmissão ao vivo nas redes sociais para a diversidade de gêneros ausente no evento. Por fim, a rainha Textualidade faz o Discurso de encerramento, recomendando que todos continuem cumprindo sua função social de advertir, convencer, criticar, divertir, ensinar, informar, instruir, narrar, opinar, orientar, solicitar...  

                                                                               Asor Almeida