domingo, 3 de junho de 2018

Exercite - gramática

Vamos treinar?


 Responda às questões propostas.

01 ( IFSC 2011) Assinale a única alternativa na qual está correta a concordância verbal, segundo a norma padrão da língua portuguesa.
a) Aconteceu alguns fatos muito estranhos no ano passado.
b) Nem faziam dois meses que ela se fora.
c) A retirada das tropas levariam algum tempo ainda.
d) Foi conseguido muitas doações para os desabrigados.
e) Se houvesse interessados, ele venderia o barco.

02 (UNIFESP 2005) Senhor feudal
Se Pedro Segundo
Vier aqui
Com história
Eu boto ele na cadeia.               (Oswald de Andrade)

De acordo com a norma padrão, o último verso assumiria a seguinte forma:
a) Eu boto-lhe na cadeia.
b) Boto-no na cadeia.
c) Eu o boto na cadeia.
d) Eu lhe boto na cadeia.
e) Lhe boto na cadeia.

03 (PUC-PR 2003) Assinale a alternativa em que o pronome colocado entre parênteses NÃO preenche corretamente as lacunas.
a) O mal-entendido ____ aborreceu demais. (os)
b) Não fiquem preocupados: nós ____ ajudaremos. (lhes)
c) Na verdade, em muito pouco _____ ajudaríamos. (as)
d) Admiro ____ a dedicação para com o irmão. (lhe)
e) Posso dizer que ainda não ____ conheço bem. (a)

04 (Espcex 2014) Assinale a alternativa em que a palavra bastante(s) está empregada corretamente, de acordo com a norma culta da Língua.
a) Os rapazes eram bastantes fortes e carregaram a caixa.
b) Há provas bastante para condenar o réu.
c) Havia alunos bastantes para completar duas salas.
d) Temos tido bastante motivos para confiar no chefe.
e) Todos os professores estavam bastantes confiantes.

05 (CPS 2010)  Considere o texto a seguir que nos informa sobre a continuidade do trabalho desempenhado por esses grupos.
Os alunos dessa sala, após os devidos esclarecimentos feitos pela professora, resolveram transformar o que estudaram em dicas ecopráticas e publicar essas dicas ecopráticas no portal da escola. Para isso, redigiram um manual explicativo e digitaram esse manual explicativo, acrescentando ilustrações dos próprios colegas.

A repetição dos termos, que estão em destaque no texto, pode ser evitada pelo emprego adequado dos pronomes. Assinale a alternativa em que isso ocorre.
a) publicar-lhes ... o digitaram
b) publicar-lhes ... lhe digitaram
c) publicá-las ... o digitaram
d) publicar-las ... lhe digitaram
e) publicá-las ... digitaram-o

06 (CPS 2007) Leia as orientações que uma empresa, preocupada com o meio ambiente, passou aos seus funcionários.
- Avalie se é mesmo necessário imprimir algo que já está gravado em seu computador.
- Utilize melhor as folhas, NÃO JOGUE AS FOLHAS FORA e aproveite o verso para fazer anotações e rascunhos.
- Retire seu nome do 'mailing' de empresas que não interessam.
- Leve os papéis já aproveitados para nosso posto de coleta seletiva.

Assinale a alternativa em que o trecho, em destaque, está reescrito de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.
a) ... não jogue-as fora...
b) ... não as jogue fora...
c) ... não jogue elas fora...
d) ... não jogue-lhes fora...
e) ... não lhes jogue fora...

07 (UERJ 2000) MANIFESTO DA POESIA PAU-BRASIL (fragmento)

Lançado por Oswald de Andrade, no CORREIO DA MANHÃ, em 18 de março de 1924.

1    Houve um fenômeno de democratização estética nas cinco partes sábias do mundo. Instituíra-se o naturalismo. Copiar. Quadro de carneiros que não fosse lã mesmo não prestava. A interpretação do dicionário oral das Escolas de Belas-Artes queria dizer reproduzir igualzinho... Veio a pirogravura. As meninas de todos os lares ficaram artistas. Apareceu a máquina fotográfica. E com todas as prerrogativas do cabelo grande, da caspa e da misteriosa genialidade de olho virado - o artista fotógrafo.
2    Na música, o piano invadiu as saletas nuas, de folhinha na parede. Todas as meninas ficaram pianistas. Surgiu piano de manivela, o piano de patas. A Playela. E a ironia eslava compôs para a Playela. Stravinski.
3    A estatuária andou atrás. As procissões saíram novinhas das fábricas.
4    Só não se inventou uma máquina de fazer versos - já havia o poeta parnasiano.
(...)
5    Nossa época anuncia a volta ao sentido puro.
6    Um quadro são linhas e cores. A estatuária são volumes sob a luz.

7    A poesia Pau-Brasil é uma sala de jantar domingueira, com passarinhos cantando na mata resumida das gaiolas, um sujeito magro compondo uma valsa para flauta e a Maricota lendo o jornal. No jornal anda todo o presente.
(apud TELES, Gilberto M. Vanguarda Europeia e Modernismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1977.) 

"SÓ NÃO SE INVENTOU UMA MÁQUINA DE FAZER VERSOS - JÁ HAVIA O POETA PARNASIANO." (par. 1) Nesse trecho a opção pelo emprego do travessão evita a utilização explícita de um conectivo entre as duas orações. Mantidos o sentido original e a coerência textual, o autor poderia ter optado pelo uso da seguinte conjunção:
a) pois
b) quando
c) entretanto
d) se bem que
e) mas

08 (UERJ 2014 - adaptada  ) A namorada
Havia um muro alto entre nossas casas.
1 Difícil de mandar recado para ela.
Não havia e-mail.
20 pai era uma onça.
A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por um cordão
E pinchava a pedra no quintal da casa dela.
[...]
Manoel de Barros. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.

Difícil de mandar recado para ela.
Não havia e-maiI.
O pai era uma onça. (ref. 1)


O primeiro verso estabelece mesma relação de sentido com cada um dos dois outros versos. Um conectivo que expressa essa relação é:
a) porém
b) porque
c) embora
d) portanto
e) logo

09 (MACKENZIE) Assinale o período em que a oração destacada exerce a função de complemento nominal.
a) Estou certa de que você nunca me compreenderá.
b) Nunca precisei de que você defendesse os meus interesses.
c) De tanto gritar, você acabará rouca.
d) Informei-a de que já conquistei novas amizades.
e) Lembre-se de que, com esse gênio, você ficará sozinha.

10 (ENEM 2016) Da corrida de submarino à festa de aniversário no trem
Leitores fazem sugestões para o Museu das Invenções Cariocas
“Falar ‘caraca!’ a cada surpresa ou acontecimento que vemos, bons ou ruins, é invenção do carioca, como também o ‘vacilão’.”
“Cariocas inventam um vocabulário próprio”. “Dizer ‘merrmão’ e ‘é merrmo’ para um amigo pode até doer um pouco no ouvido, mas é tipicamente carioca.”
“Pedir um ‘choro’ ao garçom é invenção carioca.”
“Chamar um quase desconhecido de ‘querido’ é um carinho inventado pelo carioca para tratar bem quem ainda não se conhece direito.”
“O ‘ele é um querido’ é uma forma mais feminina de elogiar quem já é conhecido.”

SANTOS, J. F. Disponível em: www.oglobo.globo.com. Acesso em: 6 mar. 2013 (adaptado).

Entre as sugestões apresentadas para o Museu das Invenções Cariocas, destaca-se o variado repertório linguístico empregado pelos falantes cariocas nas diferentes situações específicas de uso social. A respeito desse repertório, atesta-se o (a)
a) desobediência à norma-padrão, requerida em ambientes urbanos.
b) inadequação linguística das expressões cariocas às situações sociais apresentadas.
c) reconhecimento da variação linguística, segundo o grau de escolaridade dos falantes.
d) identificação de usos linguísticos próprios da tradição cultural carioca.
e) variabilidade no linguajar carioca em razão da faixa etária dos falantes.

                                      OBS: Questões de vestibulares realizados por diversas instituições - crédito indicado no início de cada questão.



ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS




ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS


Orações subordinadas são aquelas que possuem uma relação de dependência com outra oração, chamada de principal.
As orações subordinadas substantivas têm a mesma função que um substantivo na estrutura frásica. Geralmente são iniciadas pelas conjunções integrantes QUE e SE.


OBSERVAÇÃO 1: QUE ou SE?
Emprega-se QUE quando o verbo exprime certeza e SE quando exprime incerteza.
EX: “Eu sei que vou te amar” ou “Não sei se vou te amar”.




No último quadrinho da tirinha acima, há uma oração subordinada substantiva predicativa, uma vez que ela exerce a função de predicativo do sujeito.
" E o pior é que a sobremesa é pêssego com creme ..."


OBSERVAÇÃO 2: Para reconhecermos uma oração subordinada substantiva, 
podemos substituí-la pelos pronomes substantivos ISTO, ISSO ou AQUILO.

a) Ela disse que estudou muito para a prova de Literatura.  
                                 Oração subordinada  substantiva objetiva direta              
                                      

OU                                                                                   
                               Ela disse isto. Pronome substantivo


CLASSIFICAÇÃO  DAS ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
De acordo com a  função que exerce no período, a oração subordinada substantiva pode ser:
1 Subjetiva é aquela que exerce a função sintática de sujeito da oração de que depende ou em que se insere(oração principal)..


É importante que você estude.

                                Sujeito



Oração Principal
Oração Subordinada Substantiva Subjetiva

                                                    É importante isso ou isso é importante.

Dessa forma, a oração correspondente a "isso" exercerá a função de sujeito da oração principal. 
 
OBSERVAÇÃO 3: Quando a oração subordinada substantiva é subjetiva, o verbo da oração principal está sempre na 3ª. pessoa do singular.
Eis algumas estruturas típicas que ocorrem na oração principal:
·         Verbos de ligação + predicativo, em construções do tipo: É bom - É útil - É conveniente - É certo - Parece certo - É claro - Está evidente - Está comprovado.  EX: É bom que sejamos atendidos a tempo.
·         Expressões na voz passiva, como: Sabe-se - Soube-se - Conta-se - Diz-se - Comenta-se - É sabido - Foi anunciado - Ficou provado.
·         EX: É sabido que o trabalho enobrece o homem.
·         Verbos como: convir - cumprir - constar - admirar - importar - ocorrer – acontecer.
·         EX: Convém que todos se empenhem nos estudos.





2 Objetiva direta é aquela que exerce a função de objeto direto do verbo (Transitivo Direto) da oração principal.
EX: “Eu sei que vou te amar” (Vinícius de Moraes)
              VTD        Objeto indireto   -      Oração Subordinada Objetiva Direta
                                              
3 Objetiva indireta é aquela que exerce a função de objeto indireto do verbo (Transitivo Indireto) da oração principal.
EX: Nunca duvidei de que seremos vitoriosos.
                           VTI       Objeto indireto - Oração Subordinada Objetiva Indireta

4 Predicativa é aquela que exerce a função de predicativo por meio do (Verbo de Ligação) de um termo que é sujeito da oração principal.
EX: A verdade é que seremos vitoriosos.
                       VL     predicativo do Sujeito   - Oração Subordinada Predicativa

5 Completiva nominal é aquela que exerce a função de complemento nominal de um substantivo ou adjetivo da oração principal.

EX: Estamos convictos de que seremos vitoriosos.
       VL +predicativo       Complemento nominal – Oração subordinada Completiva Nominal
6 Apositiva é aquela que exerce a função de aposto de um nome da oração principal.
Frequentemente vem precedida por dois-pontos e, às vezes, pode vir entre vírgulas.
EX: Dei-lhe um conselho: ( que) não se importasse mais com o caso
               Oração principal              Aposto – oração subordinada apositiva.



ORAÇÕES SUBORDINADAS DESENVOLVIDAS E REDUZIDAS



Oração desenvolvida é aquela que apresenta o verbo no modo indicativo, subjuntivo ou imperativo e é introduzida por um conectivo (palavra de ligação/conectivo).
EX: É impossível que eu seja feliz sozinho.
                                 Oração Subordinada Substantiva Subjetiva
                              
A oração “que eu seja feliz sozinho” apresenta verbo no modo subjuntivo e é introduzida por uma conjunção (que). Por isso, é uma oração desenvolvida.
Oração reduzida é aquela que apresenta o verbo numa das formas nominais (infinitivo, gerúndio e particípio) e não precisa de conectivo.
EX: É impossível ser feliz sozinho.
                                    Oração Subordinada Substantiva Subjetiva
A oração subordinada “ser feliz sozinho” apresenta verbo no infinitivo (ser) e dispensa a conjunção. É, portanto, uma oração reduzida de infinitivo.
OBSERVAÇÃO 4: Na língua portuguesa há 3 tipos de orações subordinadas reduzidas: de infinitivo, de gerúndio e de particípio.
 As orações subordinadas substantivas  geralmente são reduzidas de infinitivo.
As orações reduzidas podem ser  passadas à forma desenvolvida.

REFERÊNCIAS
CEREJA, William Roberto. Português: linguagens, 3. 9.ed. São Paulo: Saraiva, 2013 – (adaptado)
"Classificação das Orações Subordinadas Substantivas" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 10/07/2018 às 19:06. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint31.php- (adaptado)