sábado, 20 de outubro de 2018

VESTIBULANDOS



 



VESTIBULANDOS


                       Asor Almeida

É hora de alçarem o mais alto voo de suas vidas
Buscando a tão sonhada aprovação
Na bagagem levam nossa torcida
Permeada pelas aprendidas lições.

Nesta escola adentraram cheios de esperança
Aqui projetaram suas aspirações
Nos professores depositaram sua confiança
Que fique registrada nossa gratidão.

Deus escreveu o roteiro da vitória
Nós os conduzimos pelas veredas da cognição
Mas vocês são os autores de sua história
Valeu tanta dedicação!

Voem, voem alto, desbravadores
Sejam para o mundo inspiração
Sejam mais que idealizadores
Sejam verdadeiros campeões!


                                 

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Modernismo - 3ª geração

 
 MODERNISMO – 3ª GERAÇÃO
A Geração de 45, no contexto da ou 3ª fase modernista (1945-1980) inclui aspectos pós-modernos. Por isso é também chamada de “Fase Pós-Moderna”, com rupturas entre a primeira e a segunda fase. Surgiu com a "Revista Orfeu" (1947) e reuniu artistas preocupados em buscar uma nova expressão literária, por meio da experimentação e inovações estéticas, temáticas e linguísticas.
CONTEXTO HISTÓRICO: A Segunda Guerra Mundial ocorreu entre 1939 a 1945. A geração de 45 marca o início da Guerra Fria, da corrida armamentista, bem como o fim da segunda guerra e de muitos governos totalitários. No Brasil, foi o período da redemocratização do país e a Era Vargas. Com Getúlio Vargas no poder, essa fase seria marcada pela repressão, censura e a ditadura que avançava.
CARACTERÍSTICAS: Uma das principais características dessa geração era o desejo de conciliar a modernidade e a tradição. Nas artes visuais, a descrição da realidade cedeu lugar à composição abstrata. Na literatura, a pesquisa sobre a linguagem literária tornou-se um ponto importante para o trabalho de escritores que, a exemplo do que já acontecera na geração anterior, usavam o  texto literário  para denunciar as injustiças sociais. Havia a preocupação com o aspecto formal do texto, o que dividiu o grupo: de um lado, os autores que seguiam a estética do  Parnasianismo; de outro, os que se dedicavam a uma linguagem racional, objetiva e sintética.
PROSA E POESIA: A Geração de 45 representou uma arte mais preocupada com a palavra e a forma - no caso de João Cabral e Guimarães Rosa - ao mesmo tempo que explorava assuntos essencialmente humanos, como na obra de Clarice Lispector.
A poesia de João Cabral de Melo Neto, o principal poeta da geração de 4, representa uma ruptura com a tradição lírica da poesia, centrada geralmente nos sentimentos do eu lírico; sua linguagem é racional, objetiva e enxuta; é uma linguagem-objeto, que tenta sugerir, pela forma , o objeto de que trata.
Tanto a prosa quanto a poesia foram exploradas nesse período, no entanto, de maneira mais intimista, regionalista e urbana.
A poesia, para os pós-modernistas, nada mais era do que a arte da palavra, e trazia, dessa forma, um intenso rompimento com o caráter social, político, religioso e filosófico que foi explorado pela geração anterior.

PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS: João Cabral de Melo Neto, com obras como “Morte e Vida Severina”, Clarice Lispector, com “A Hora da Estrela”, João Guimarães Rosa, com “Grande Sertão: Veredas”, além de outros autores como Ariano Suassuna, Lygia Fagundes Telles e Mário Quintana.

RESUMINDO: Retorno às conquistas estéticas de 1922; Revalorização da rima, da métrica, do vocabulário erudito (influência parnasiana); Referências mitológicas; Academicismo e Compromisso social.