quinta-feira, 5 de julho de 2018

Redação - Enem



A prova de redação do Enem exige que o candidato discorra sobre um tema de cunho social e proponha solução para o referido problema.


 O que a banca avaliadora espera do estudante é que este demonstre o que sabe (informação)   e o que pensa (argumentos convincentes e bem elaborados), bem como criatividade para criar soluções concretas e exequíveis, citando os agentes (quem) e como estes farão a intervenção.

Como desenvolver essas habilidades?

Com leitura dos noticiários (atualidades) para demonstrar na escrita o que sabe (informação/dissertação), desenvolver o poder de crítica e defender seus pontos de vista de forma coerente e consistente (argumentação). Além disso, produzir textos, revisá-los e reescrevê-los, se necessário.

Neste blog serão disponibilizados textos de diversos temas, com o devido crédito aos autores e referência das fontes para consulta.
O Estatuto da Diversidade Sexual e de Gênero é inspirado nos princípios da igualdade, liberdade e não-discriminação. Você pode pensar: “ué, mas todos já têm esses direitos garantidos na Constituição Federal, então para quê criar u... - Veja mais em https://mayumisato.blogosfera.uol.com.br/2018/04/30/senado-esta-debatendo-diversidade-sexual-e-de-genero-por-que-isso-importa/?cmpid=copiaecola
Senado está debatendo Diversidade Sexual e de Gênero. Por que isso importa? 103 Mayumi Sato 30/04/2018 08h00 O Estatuto da Diversidade Sexual e de Gênero é inspirado nos princípios da igualdade, liberdade e não-discrimin... - Veja mais em https://mayumisato.blogosfera.uol.com.br/2018/04/30/senado-esta-debatendo-diversidade-sexual-e-de-genero-por-que-isso-importa/?cmpid=copiaecola
O Estatuto da Diversidade Sexual e de Gênero é inspirado nos princípios da igualdade, liberdade e não-discriminação. Você pode pensar: “ué, mas todos já têm esses direitos garantidos na Constituição Federal, então para quê criar u... - Veja mais em https://mayumisato.blogosfera.uol.com.br/2018/04/30/senado-esta-debatendo-diversidade-sexual-e-de-genero-por-que-isso-importa/?cmpid=copiaecola
Senado está debatendo Diversidade Sexual e de Gênero. Por que isso importa? 103 Mayumi Sato 30/04/2018 08h00 O Estatuto da Diversidade Sexual e de Gênero é inspirado nos princípios da igualdade, liberdade e não-discrimin... - Veja mais em https://mayumisato.blogosfera.uol.com.br/2018/04/30/senado-esta-debatendo-diversidade-sexual-e-de-genero-por-que-isso-importa/?cmpid=copiaecola

As cinco competências da redação do Enem.






A pontuação de cada competência da redação do Enem é dividida em seis (6) níveis: 200, 160, 120, 80, 40 ou 0 pontos.





 Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

OBSERVAÇÃO Nessa competência será avaliado o rigor gramatical (uso da norma culta), o que não significa usar palavras rebuscadas cujo significado o candidato desconheça. Adote um vocabulário simples evitando gírias, marcas da oralidade e clichês.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

OBSERVAÇÃO: O primeiro passo é ler com muita atenção cada palavra que constitui o tema e os textos motivadores. Na escrita, elaborar o texto respeitando a estrutura do texto dissertativo - argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão) e em prosa               (parágrafos). É importante que o candidato faça uso dos conhecimentos adquiridos nas leituras dos noticiários e ao longo da sua formação acadêmica (conhecimentos  sociológicos, filosóficos, históricos, ambientais, geográficos, literários, culturais, entre outros). Nessa perspectiva, é válido usar citação (dando crédito ao autor), fazer alusão histórica e exemplificação.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
OBSERVAÇÃO: O foco é a defesa do seu ponto de vista, o que deve ser feito com argumentos sólidos e  verossímeis.
Lembre-se: Se na introdução (em que você apresentou a tese) você usou dois (2) argumentos para sustentá-la, o ideal é que sejam dois (2) parágrafos no desenvolvimento, sendo um (1) parágrafo para cada argumento, ou seja, apresente nova ideia em cada parágrafo, mas sempre relacionada à introdução e que leve à conclusão.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
OBSERVAÇÃO: Essa competência se refere à capacidade de articular as ideias e construção de argumentos claros. Clareza, coesão e coerência são fundamentais para viabilizar o entendimento do texto, o que é feito com o emprego dos conectores (pronomes, conjunções, advérbios etc.). Outra forma de garantir a coesão e clareza ao texto é evitando períodos longos, repetição de palavras (use sinônimos)  e argumentos, como também escrever as estruturas sintáticas completas (concluir cada sentença).

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

OBSERVAÇÃO: Na conclusão, a banca requer que o candidato sugira uma solução que seja plausível para a situação – problema apresentado no tema, ou seja, medidas que podem ser adotadas para amenizar o problema (o candidato deve ser bem realista). Cabe apontar medidas preventivas e interventivas, citando os agentes de mudança (o cidadão, a sociedade civil organizada, o poder público, ONGs, instituições sociais, mídia), deixando bem claro quem deve executar tais medidas e como fazê-las.