terça-feira, 28 de agosto de 2018

Redação- UEMA



REDAÇÃO DA UEMA: ESTRUTURA E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
1 Compreensão do tema: evitar fuga ao tema.
·         Assim como no ENEM, o candidato deve demonstrar que compreendeu o tema proposto.
·         O primeiro passo é ler com muita atenção cada palavra que constitui o tema e os textos motivadores.
·         É importante fazer uso dos conhecimentos adquiridos nas leituras dos noticiários e ao longo da sua formação acadêmica (conhecimentos  sociológicos, filosóficos, históricos, ambientais, geográficos, literários, culturais, entre outros), que sejam relacionados ao tema;
·         É válido usar citação, principalmente das obras literárias adotadas pela UEMA em 2018 (dando crédito ao autor), assim como fazer alusão histórica.
2 Atendimento à tipologia textual exigida: texto dissertativo-argumentativo.
·         Dissertação: o que sei (informações, fatos, acontecimentos);
·         Argumentação: o que penso (suas ideias, opiniões);
·         O foco é a defesa do seu ponto de vista, o que deve ser feito com argumentos sólidos e  verossímeis (os argumentos devem prevalecer sobre a exposição: o candidato deve expor o que sabe, usando argumentos consistentes e pertinentes sobre as informações expostas);
·         Elaborar o texto respeitando a estrutura do texto dissertativo - argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão) e em prosa;
·         Se na introdução (em que apresentou a tese) você usou dois (2) argumentos para sustentá-la, o ideal é que sejam dois (2) parágrafos no desenvolvimento, sendo um (1) parágrafo para cada argumento, ou seja, apresente nova ideia em cada parágrafo, mas sempre relacionada à introdução e que leve à conclusão;
·         A conclusão (conhecida como conclusão – resumo ou conclusão – síntese) é o fechamento e deve sintetizar/resumir a ideia principal do texto, acrescentando algo ao leitor (hipoteticamente seria a “moral do texto”, o que você gostaria que os leitores/examinadores soubessem sobre o tema abordado por você, de forma resumida).
OBS: Esse tipo de conclusão difere da conclusão exigida no ENEM, pois não é comum a UEMA contemplar temas relacionados a problemas sociais, sendo assim não exige uma intervenção.
3 Norma culta: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
·         Será avaliado o rigor gramatical (uso da norma culta), o que não significa usar palavras rebuscadas cujo significado o candidato desconheça;
·         Adotar um vocabulário simples evitando gírias, marcas da oralidade e clichês.
4        Coesão textual: estabelecer relações lógico-discursivas.
·         Coesão é a capacidade de articular as ideias e construção de argumentos claros. É a habilidade de construção das relações referenciais do texto por meio de articuladores ou conectores (pronomes, conjunções, advérbios etc.) e outros recursos linguísticos como a pontuação;
·         As relações de sentido (coesão) podem ser ANAFÓRICAS (quando um elemento se refere a outro elemento que apareceu anteriormente no texto) ou CATAFÓRICAS (quando um elemento se refere a outro que aparecerá posteriormente no texto);
·         Usar conectivos (intraparágrafos e entre parágrafos) permitindo a sequência de ideias, de forma que estes fiquem interligados e haja uma sequência de ideias (um parágrafo coeso e coerente desperta, no leitor, o interesse em ler o parágrafo seguinte);
·         Evitar períodos longos, repetição de palavras (use sinônimos) e de argumentos;
·         Escrever as estruturas sintáticas completas (concluir cada sentença).

5 - Coerência textual: pode ser entendida como o nexo, o sentido, a lógica que se confere ao  texto.
·         Aliada à coesão, a coerência tem como função a construção dos sentidos da textualidade, pois viabiliza o entendimento da mensagem transmitida no texto;
·         É importante usar os conectores adequadamente (coesão) para evitar contradições e construir uma cadeia lógica de argumentos;
·         A coerência transmite uma relação lógica de ideias que se complementam, não se contradizem e conferem significado à mensagem, assim como favorecem a continuidade dos sentidos e a compreensão;
·         Obedecer a uma sequência lógica de acontecimentos para sustentar a argumentação e possibilitar a compreensão da conclusão.

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